blog pertencente à carlos Evandro

olá amigos sejam bem vindos ao blog, visualize e de a ele seus comentários e opiniões, para que possamos atende-los melhor.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Enciclopédia de Castelo de Sonhos

Distrito de Castelo de Sonhos


Fundação agosto de 1988
Localização e aspectos geográficos
Município Altamira
Estado Pará
Clima tropical
Indicadores
Área 5.22,45 km²
População 15.000 hab.

História

Criado em agosto de 1988, tendo seus limites territoriais definidos pela Lei Municipal N.º 1.634 de 8 de setembro de 2006, Castelo de Sonhos é um Distrito de Altamira, com área territorial de 5.224.558,6587 ha, constituídos de áreas indígenas, áreas de proteção e áreas de expansão. O nome do distrito originou-se de uma música popular homônima, esta era muito executada na região e passou a ser usada para denominar o local.

Distrito de Castelo de Sonhos

A migração para a região começou com o incentivo do governo militar, tendo a frente o Presidente Médici institui por meio do Decreto-Lei Nº1106, de 16 de julho de 1970, o Plano de Integração Nacional - PIN. Utilizando mão de obra nordestina liberada pelas grandes secas de 1969 e 1970 e a noção de vazios demográficos amazônicos são cunhados os lemas "integrar para não entregar" e "uma terra sem homens para homens sem terra". Desse modo, construiu-se a BR-163 que ligava a região ao resto do país. Com isso iniciou a a migração de famílias oriundas da região sul do Brasil, com a finalidade de praticar a pecuária, e entre a década de 1980 e 90, devido a notícia da abundância do ouro na região, houve a migração de pessoas vindas de várias regiões do país, principalmente nordeste e centro-oeste.

Ficou nacionalmente conhecida durante o ciclo do ouro na região, este fato deve-se principalmente a atuação de Marcio Martins, o Rambo do Pará, que deixou todo o Brasil assustado com tamanhas atrocidade cometidas.

Após o ciclo do ouro, o setor madeireiro ocupou o lugar de principal potencial econômico da região.

O distrito, apesar de ter cerca de 15 mil habitantes, ainda não conseguiu a emancipação. No começo, por ser contrário a interesses de alguns, mas hoje em dia a dificuldade de conseguir a independência econômica do lugarejo deve-se a uma emenda aprovada em 1998 que dificultou o surgimento de novos municípios.

Economia

Nos dias atuais o ouro é uma das menores atividades econômicas existentes, sendo que o setor madeireiro ocupou o lugar de principal potencial econômico da região, vindo em seguida a agropecuária.

O distrito conta hoje com um rebanho bovino aproximado em 240.000 cabeças (ADEPARÁ - vacinação de Maio de 2010), quase a totalidade da raça Nelore. Concentra a renda da atividade na venda de animais para o abate no estado vizinho do Mato Grosso, já que não exitem abatedouros sob serviço de inspeção de qualquer ordem na região.

Mas o turismo é aposta de alguns para a região, devido a matas virgens existentes, cachoeiras - algumas ainda inexploradas - de diversas altitudes, rios, serras e montanha

Agricultura

A prática da agricultura em Castelo de Sonhos é extremamente favorável devido a suas condições climáticas. Enquanto as demais regiões produtoras do país estão na entre-safra, a região já esta ofertando produto. O período das chuvas inicia-se no mês de setembro, possibilitando a colheita no mês de dezembro, o que é um ótimo fator para a soja e, mais ainda para o arroz que antecede a colheita em um período de 40 dias das demais regiões produtoras. Assim, tem-se vantagens para a venda e o preço do cereal, não havendo necessidade de contrato de mercado futuro.

Após a colheita do arroz, em dezembro, Castelo de Sonhos oferece todas as condições para o plantio de soja, possibilitando a colheita em meados de abril, resultando menos riscos de perdas causadas pelas chuvas no período da colheita, sem contar com os transtornos causados pela má conservação das estradas, fator que dificultaria o transporte da mesma.

Plantando-se a soja no mês de setembro (início das chuvas), colhe-se a safra no mês de dezembro, quando o índice das chuvas ainda é baixo. Em seguida, é favorecido o plantio da cultura do arroz, que tem sua colheita então no fim da época das chuvas, obtendo-se assim novamente as vantagens acima citadas. Destaca-se ainda Outro ponto favorável para a cultura do arroz, que é ofertado ao mercado antes da região de Santarém-PA.

Após as safras da soja e do arroz, as condições climáticas favorecem o plantio de uma cobertura verde, evitando assim os altos índices de inscidência dos raios solares sobre o solo, entre elas o girassol e o feijão guandú (ainda em teste).

O Pará registra de oito a nove meses com chuvas regulares, o que dispensa sistemas de irrigação mais complexos. No Mato Grosso, são seis meses de chuvas. Assim, os produtores não podem entrar com a soja em setembro, pois choverá muito no momento da colheita, em março e abril. "Um bom sistema de produção seria plantar arroz em setembro e fazer uma safrinha de soja na mesma área em seguida, plantando em janeiro ou fevereiro e colhendo em junho", explica Patrício Mendez Del Villar, do Cirad. O feijão ainda encontraria espaço para uma segunda "safrinha", nessa mesma área.

Geografia

Castelo de Sonhos caracteriza-se por terras de mata baixa (cipoal), topografia extremamente favorável para a agricultura e também a pecuária, devido a ótima incidência de igarapés. Sua precipitação pluviométrica varia de 2300 a 3000 milímetros/ano, entre os meses de setembro a abril, período que abrange a época das chuvas.

Está entre as terras mais férteis do país, com altos índices de fósforo,que é um nutriente raro na maioria dos solos brasileiros, sendo que os demais nutrientes se encontram em índices bastante favoráveis, gerando um baixo custo de produção.Castelo De Sonhos tem como rio o RIO CURUA.


13 comentários:

  1. ja morei em castelo em meados de 1990 fiquei 6 anos curti muito pescaria no rio curua festas torneio de futebol voos panoranmicos e garimpo esperanc4 5 6 7 e trairao peguei alguns ouros hoje e so saudades meu irmao tem hotel amazonas JORGE

    ResponderExcluir
  2. Visitei Castelo de Sonhos agora em julho/2011, quando estive em Cachoeira da Serra alguns dias. É interessante como estando tão distante das fontes de suprimentos de recursos materiais e tecnológicos esses dois Distritos de Altamira, PA se formaram em povoados bem satisfatórios à sobrevivência do povo sulista e de outras regiões brasileiras também. Vocês são um povo bravo e merecem nosso respeito. Parabéns pelo que já fizeram / construíram; agora com o asfaltamento da BR 163 até Santarém as coisas ficarão mais fáceis para todos vocês.

    ResponderExcluir
  3. obrigado parceiro pelo seus comentarios, e castelo de sonhos está de braços aberto para recebe-los.

    ResponderExcluir
  4. obrigado parceiros pelo seus comentários, e castelo está de braços aberto para recebe-los aqui novamente.

    ResponderExcluir
  5. tenho familia morando nessa cidade tenho vontade de conhece

    ResponderExcluir
  6. so e ruim pq nao tenho muito contato pq nao tem corbetura de celular e muito dificio ter contato as autoridades podia providencia isso as corbetura de celular

    ResponderExcluir
  7. JA MOREI EM CASTELO TENHO SAUDADE DO RIO E DA MINHA MAE Q AINDA MORA AI AS PESSOAS SAO BEM HOSPITALEIRA

    ResponderExcluir
  8. Tive em Castelo há uns 12 anos, na época eu era militar da aeronautica, só passei 1 dia mas foi muito bom, conheci uma garota muito especial na beira daquele rio, na epoca era o pointe da cidade. Que Deus abençoe os moradores daquele lugar, fiquei sabendo que está muito violento.

    ResponderExcluir
  9. eu moro aqui e me sinto como se estivese no
    Paraiso aqui e lindo

    ResponderExcluir
  10. boa tarde. sou pastor e gostaria de saber se é possivel colocar um programa da minha igreja na rádio que vc trabalha? e quanto seria o custo disso? Meu nome é Nadiel, sou pastor da igreja Presbiteriana e moro em Guarantã do Norte. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARCEIRO É SÓ LIGAR AQUI NA RADIO 93 3502 2909 ESTAMOS A SUA DISPOSIÇÃO

      Excluir
  11. Está lindo Juliano.. Bjos Romualdo e Cléia

    ResponderExcluir
  12. gostaria de visitar parentes gue mora no castelo do pará,mas nao sei como chegar até la ,alguém pode me informar,moro no piaui.

    ResponderExcluir