blog pertencente à carlos Evandro

olá amigos sejam bem vindos ao blog, visualize e de a ele seus comentários e opiniões, para que possamos atende-los melhor.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Lideranças do Xingu vão a Brasília conversar com o Presidente Lula sobre Belo Monte

No dia 22 de julho, lideranças dos movimentos sociais da região do Xingu encontrarão com o Presidente Lula para apresentar seus argumentos desfavoráveis a construção da UHE Belo Monte, considerada pelo governo como uma das mais importantes obras do PAC.
Participarão desse encontro o Bispo D. Erwin Krautler, da Prelazia do Xingu; Antônia Melo da Silva, do Movimento Xingu Vivo para Sempre; Lucimar Barros da Silva, representante dos agricultores familiares da Volta Grande do Xingu;Idalino Nunes de Assis, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Extrativistas de Porto de Moz; Ozimar Pereira Juruna, liderança indígena Yudjá da TI Paquiçamba; José Carlos Ferreira da Costa, liderança indígena Arara da TI Arara da Volta Grande do Xingu; Rodrigo Timóteo da Costa e Silva, Procurador da República do MPF de Altamira, Felício Pontes, Procurador da República do MPF de Belém e Célio Bermann, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP.
Os movimentos sociais da região há anos vem propondo um outro modelo de desenvolvimento que não seja pautado pelos projetos de barramento dos rios. Você que sempre esteve presente nas lutas do povo do Xingu contra esses projetos, contamos mais uma vez com o seu apoio e solidariedade na divulgação desse audiência e de seus desdobramentos, esperando que nossas lideranças possam dissuadir o Presidente Lula da idéia de matar um dos rios mais importantes da Amazônia.
Símbolo da diversidade biológica e cultural brasileira, o rio Xingu atravessa ao longo de seus 2,7 mil quilômetros o nordeste do Mato Grosso e o Pará até desembocar no rio Amazonas, formando uma bacia hidrográfica de 51,1 milhões de hectares que abriga trechos ainda preservados do Cerrado, da Floresta Amazônica e áreas de transição. Única no planeta, mais da metade do território da bacia do Rio Xingu é formada por áreas protegidas. São 27 milhões de hectares de alta prioridade para a conservação da biodiversidade, abrigando 30 Terras Indígenas e 18 Unidades de Conservação.
Xingu Vivo: pela preservação do rio Xingu vivo e livre, sem barragens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário