blog pertencente à carlos Evandro

olá amigos sejam bem vindos ao blog, visualize e de a ele seus comentários e opiniões, para que possamos atende-los melhor.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Obama diz que Lula é exemplo para governantes




Obama voltou a elogiar ontem o presidente do Brasil
O presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou ontem o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista coletiva na Casa Branca. Ao falar sobre as relações dos EUA com a América Latina, Obama afirmou que o Brasil, assim como o Chile — o presidente se encontrou ontem com a presidente chilena, Michelle Bachelet — estão liderando pelo exemplo. E destacou a política de pragmatismo dos dois países e disse que os EUA podem aprender com seus vizinhos de continente.
Obama disse que, em tese (“no papel”, foi a expressão usada por ele), o presidente Lula parece ser uma pessoa difícil de lidar, mas a realidade mostrou um líder pragmático que conversa com todos os países da região, independentemente de suas orientações políticas. Para o presidente, esta postura deveria servir de exemplo, inclusive para seu próprio país.
“O presidente Lula chegou através do movimento sindical. Ele era percebido como um esquerdista radical. Acabou que ele tem sido uma pessoa bastante prática que mantém relações por todo o espectro político da América Latina. Ele realizou todos os tipos de reformas de mercado que fizeram o Brasil próspero”, disse Obama.
Sem citar especificamente nenhum país da região, Obama afirmou que esta estratégia “mostra o caminho para outros países onde a tradição democrática não é tão acalentada quanto se gostaria” e citou os pontos que, acredita, caracterizam países democráticos: respeito à liberdade de expressão, respeito pela propriedade intelectual, respeito e cumprimento da lei, enfim, “todas as coisas que podem levar a uma prosperidade maior”.
Sobre o Chile, Obama elogiou a forma como o país economizou os recursos conseguidos com seus superávits e agora, no momento em que o mundo passa por uma recessão, o governo chileno pode gastar para reativar a economia sem sobressaltos.
Não é a primeira vez que Barack Obama elogia Lula. Em abril, durante uma reunião do G-20 em Londres, Obama disse que Lula era “o político mais popular do planeta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário